Casa no México une conforto e natureza em arquitetura sustentável | Ricardo Chaim

Casa no México une conforto e natureza em arquitetura sustentável

10 de abril de 2015

arquitetura-sustentavel-mexico-02

A construção de 800 m², que possui formato em H, foi projetada para captar a maior quantidade de luz e ventilação naturais para reduzir o consumo de energia. Após estudar a geografia local, a arquiteta elaborou duas fachadas que se abrem para o sul e tetos que se inclinam para o norte. A intenção desde o projeto era criar um projeto de arquitetura sustentável, logo, cercar a casa de jardins foi a opção perfeita para criar um vínculo entre o verde e as áreas internas por meio de paredes de vidro e aço, que permitem que os cômodos se abram visualmente e especialmente para o verde que os envolvem.

Dividida em três andares, a casa conta com área de serviço, academia e adega, além dos três quartos, sala de jantar e uma área para relaxar.

Tecnologia e Sustentabilidade

Um sistema inteligente e informatizado permite o controle de toda a casa por áudio e vídeo. As câmeras de segurança e a iluminação também atendem aos comandos de voz e imagem reunidos em um tablete, facilitando assim a utilização da tecnologia pelos moradores.

Entre os atributos de arquitetura sustentável da casa também estão um sistema para captação e tratamento de água da chuva. A água é reaproveitada para regar o extenso jardim que rodeia a construção. O aquecimento da água utilizada na residência fica por conta de painéis solares que geram energia elétrica e possibilitam um banho quente e ecologicamente correto aos usuários.

Voltar